Apple trava descaradamente modelos antigos

A Apple é amada por uma legião de consumidores, mas tem uma ética que não cabe nem em um pires.

Até agora, devemos a ela a adoção por quase todo o mercado de aparelhos com a bateria selada. Isso dá uma boa forçada para o consumidor, que não quer pagar uma grana para a  trocar a bateria vencida na autorizada, atualizar seu aparelho quando a bateria ficar cansada.

No entanto, há muitas coisas raras em outros aparelhos: as mais óbvias são a ausência de entrada padrão para headphones ou USBs e não admitir a introdução de cartões de memória.

Agora a coisa escala e a Apple admite publicamente (aqui no original) que a atualização do sistema operacional estava deixando seu sistema cada vez mais lento de forma propositada nos modelos antigos.

Para que se entenda com clareza, é como se a Apple introduzisse atualizações do seu sistema operacional (IOS),  contendo instruções específicas  para dar travadas programadas, caso o  próprio sistema identificasse o modelo físico como sendo anterior ao atual.

Algo como abaixo:

Se modelo menor que o padrão
      dá um travada bacana
fim se

Se modelo ainda mais antigo
    dá uma travada ainda maior
fim se 

Vergonhoso!

Obviamente, essa é uma maneira para lá de desleal de pressionar os consumidores para atualizar seus aparelhos e, assim, esvaziar seus bolsos.

Tais processos coletivos, 8 até agora, tem potencial de produzir um vastíssimo e merecido rombo nos cofres da Apple. 


★★
 
Por essas e tantas outras, que eu não me arrependo há anos atrás me ter transferido de armas e bagagens para o mundo Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciro: Desconstruindo lendas

Sempre se diz por aí que o desempenho de Ciro no governo do Ceará no período 1991–1994 foi excepcional. De fato, foi um bom governo,...