Memórias prévias de um Facebook Ad. I

Esse texto abordará a questão do desenvolvimento, apenas

HTML e CSS

Linguagem de marcação e formatação de uma página HTML. É impressionante a quantidade de caminhos para se chegar ao mesmo lugar, especialmente em termos de posicionamento dos elementos. E as diferenças entre os navegadores / browsers são perturbadoras. Para uma pessoa, como eu, que não está no dia a dia de programação, foi um processo árduo com constantes consultas ao StackOverflow.

Javascript


Essa é a linguagem universal dos navegadores / browsers. É usada, de alguma forma, por nada mais do que 95% dos sites. Muitos dos frameworks criados para desenvolvimento de aplicativos de celulares são construídos em cima dele.

A linguagem é enorme, poderosa e confusa. Em muitos casos, há diversas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. É uma linguagem típica de comitê.
Só um exemplos bizarro: o método getMonth retorna de 0 a 11 e não  1 a 12, como seria de se esperar.
É a minha terceira incursão mais punk nessa linguagem a partir de 2017, como mesmo drama do HTML e CSS das pequenas diferenças entre browsers.

O Chrome DevTools acoplado ao navegador Chrome é muito bom e facilita a depuração do Javascript.

PHP

Mais uma linguagem típica de comitê.  Esse projeto foi  minha maior incursão na linguagem até hoje, acoplada com o uso intenso de MySql. A linguagem tem uma fixação doentia com ponto e vírgula, e retorna implacavelmente apenas Internal Error 500, sem indicação de linha.

Se você não usa um syntax checker  e uma ferramenta de PHP online, você se arrisca a perder a sanidade.

Desenvolvimento
Desenvolvimento

Antigamente o projeto de uma linguagem de programação era sólido e a documentação perfeita. Hoje a documentação é vasta, mas imprecisa, no entanto, há uma ampla comunidade usando  e interagindo uns com os outros.

Infelizmente os nerds conquistaram o mundo e as linguagens tipo C venceram.  Ponto e vírgula, linguagens que diferenciam maiúsculas de minúsculas, comando ++ e +=, comandos de controle com blocos e as detestáveis chaves ({}).

Há uma fixação extrema e exagerada por linguagens orientadas  a objetos, como se  fosse uma panaceia.

PagSeguro

Suporte inexistente. O desenvolvedor fica entregue à própria sorte. A documentação do site é confusa e omite qualquer referência a PHP, usada ainda por 83% de todos os sites. Ao invés disso, parte da documentação se refere ao utilitário curl, que sequer é nativo do Windows, com uma explicação vaga. O suporte telefônico não sabe de nada e pede para se dirigir ao fórum, que, por sua vez, tem poucas respostas do PagSeguro. Os usuários ficam batendo cabeça uns contra os outros. No final, consegui fazer tudo, mas dói. É um retrato do Brasil, eles querem que coloquemos pagamento PagSeguro no nosso site, mas não dão o apoio suficiente. Só funciona direto para quem colocar direto o código do botão, sem qualquer possibilidade de teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciro: Desconstruindo lendas

Sempre se diz por aí que o desempenho de Ciro no governo do Ceará no período 1991–1994 foi excepcional. De fato, foi um bom governo,...