Duas evidências menos batidas do Aquecimento Global



A Estratosfera está esfriando

A atmosfera terrestre se divide em várias camadas. A troposfera vai de 0 a aproximadamente 10 km de altura no
s polos e 20 km no Equador.  Depois vem a estratosfera de 18 km a 50 km e finalmente temos a mesosfera de 50 km a 80 km. O resto é relativamente irrelevante para o nosso raciocínio.

Como levantei no meu artigo anterior (a versão mais atualizada está aqui ), já foi provado por medições diretas que a irradiação solar total que incide sobre a Terra tem permanecido virtualmente constante nas últimas dezenas de anos.

O aumento da concentração dos gases estufa  leva a previsão do aumento da temperatura da troposfera e isso tem sido observado, mas o mais impressionante é a diminuição que tem ocorrido na temperatura da estratosfera e da mesosfera.

Como explicar esse enigma?

Simples, como o calor está sendo aprisionado em parte pelos gases do efeito estufa na troposfera, ele são emitidos em menor escala para fora, o que tenderia, de fato, a provocar, surpreendentemente, o esfriamento de estratosfera e da mesosfera.

Com isso a lei da conservação de energia preconiza que, como a energia entrante tem sido igual, e a energia que escapa do sistema terrestre tem sido menor, como evidenciado por esse esfriamento; a energia aprisionada na Terra e em sua atmosfera baixa tem sido maior, o que obviamente provoca a elevação de temperatura, como tem sido observado.

Fontes:

1) Global Warming Causes Stratospheric Cooling -  
2) Study:Why troposphere warming differs between models and satellite data?
3) Stratospheric Cooling and Tropospheric Warming.
4) Stratospheretroposphere interactions: An introduction.

A  mudança da composição isotópica de CO2 na atmosfera é eloquente

O átomo de carbono tem vários isótopos diferentes (por exemplo - número diferente de nêutrons). O carbono 12 tem 6 nêutrons, o carbono 13 possui 7 nêutrons. As plantas têm uma relação C13 / C12 mais baixa do que na atmosfera.

Se o aumento do CO2 atmosférico é decorrente principalmente de combustíveis fósseis, preconiza-se que a relação de C13 / C12 deva cair.

E, na verdade, é exatamente isso que está ocorrendo nos últimos 150 anos e tem se acelerado de uns anos para cá.

Mesmo que os cientistas estejam errando feito na estimativa de emissão de CO2 por meio de atividade vulcânica, o CO2 mineral não tem esse teor mais elevado de C12, o que não explica o aumento de concentração de C12/C13 que tem sido observado na atmosfera.

Fontes: 

5) How do we know that recent CO2 increases are due to human activities?             
6) Modern Records of Carbon and Oxygen Isotopes in Atmospheric Carbon Dioxide and Carbon-13 in Methane.
7) The human fingerprint in global warming 
8) Sinking Global Warming: Is There a Reliable Way to Track Atmospheric Carbon Dioxid Levels?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciro: Desconstruindo lendas

Sempre se diz por aí que o desempenho de Ciro no governo do Ceará no período 1991–1994 foi excepcional. De fato, foi um bom governo,...